quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bobeou, dançou



Sexta-feira à noite. O telefone toca. Na linha, minha prima de 14 anos. Diz que está ligando pra  me fazer um convite. “Topa dançar valsa comigo na minha festa de 15 anos?”, disparou, em fala rápida. Na hora não entendi direito. Pedi pra que repetisse. “Topa dançar valsa comigo na minha festa de 15 anos?”, perguntou novamente, dessa vez mais devagar. Aceitei prontamente. Mas fiz uma ressalva: “Não sei dançar não. Você vai ter que me ensinar”. Ela disse que tudo bem, e desligou.

Minutos depois, pensei comigo: E agora? Ninguém nunca havia me feito um convite daqueles antes. Além do mais, a festa já era no dia seguinte. A primeira coisa que me veio à cabeça foi pesquisar algo sobre o assunto na internet. Fui a um desses sites de busca e digitei: como dançar valsa. Cliquei logo na primeira opção. Na vídeo-aula, um casal ensinava como fazer os movimentos básicos: avança-se com a perna direita, recua-se com a esquerda. Memorizei isso. Nada mais.

Confesso que no dia estava um pouco ansioso. Pra não errar, fiquei pensando: avança-se com direita, recua-se com a esquerda. Mas na hora relaxei. Vi que não era o único naquela situação. Outros quinze – um pra cada ano de vida da garota – também dançariam. Chegada a minha vez – fui o segundo da fila –, caminhei até centro do salão, cumprimentei primeiro o moleque, depois a minha prima, e comecei, meio durão. Passo pra cá, passo pra lá; passo pra cá, passo pra lá.

No meio da dança, ela comenta, ao pé do ouvido:

- Ai, tô morrendo de vergonha.
- Ah, pois é, eu também. Você disse que ia me ensinar a dançar e nada, né?

- Ah, preocupa não. É só fazer o básico.
- Como assim, o básico.

- Você avança com a perna direita e recua com a esquerda -, disse a moça, de forma bem didática.

Posando e sorrindo para os fotógrafos contratados, pensei comigo: Acho que já vi esse filme antes.

A ilustração acima foi retirada do site do artista Marcio Melo. Para acessar o link da imagem, é só clicar nela.  


Nenhum comentário: